Cid Marconi é o novo desembargador do TRF
O Diário Oficial publicou a nomeação do advogado cearense Cid Marconi para desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Ele integrou a listra tríplice encaminhada à presidente Dilma Rousseff e teve o apoio das principais lideranças políticas do Ceará
Ceará 247 - Para o deputado federal José Guimarães, a nomeação do advogado Cid Marconi para desembargador federal do Tribunal Regional Federal – 5ª Região, com sede no Recife, “demonstra o prestígio do Ceará junto à presidente Dilma Rousseff”. O líder do governo foi um dos principais articuladores dessa indicação, juntamente com o governador Camilo Santana. Eles entregaram à presidente Dilma um abaixo assinado com o apoio da grande maioria da bancada federal e dos senadores do Ceará, para referendar a indicação do nome do advogado cearense, que integrou uma lista tríplice. Ele entra na vaga destinada ao Quinto Constitucional e em razão da aposentadoria da desembargadora federal Margarida Cantarelli.
A principal disputa foi com uma advogada do Rio Grande Norte, indicada pela senadora Fátima Bezerra (PT/RN). Para contornar o problema, o líder do governo reuniu a bancada petista na Câmara Federal e conseguiu o apoio ao advogado Cid Marconi.
A indicação de Cid Marconi marca, curiosamente, mais um capítulo da disputa de espaço político no Ceará, junto ao governo federal. O senador Eunício Oliveira se declara como o responsável pela indicação de Cid Marconi, na tentativa de se colocar como o principal interlocutor do governo federal. Na prática, o que se vê é o acesso direto do governador Camilo Santana e do atual líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães, ao Palácio do Planalto, seja para articular as demandas políticas do estado, seja para conseguir recursos. E essas deviam ser as principais preocupações de quem foi eleito para defender os interesses do Ceará. Essa disputa pela paternidade na indicação do advogado Cid Marconi mostra ranços da disputa eleitoral de 2014. A decisão da presidente Dilma Rousseff, ao escolher o advogado cearense, por incrível que pareça, é mais um capítulo da disputa por prestígio, de políticos locais.
Cid Marconi é graduado em Direito, pós-graduado em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Constitucional, pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Foi juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral - TRE em 2008, juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral - TRE desde 2010, Conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário - CONAT desde 2008 e Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF no período de 2010 - 2013. Também foi Diretor executivo do Centro Industrial do Ceará - CIC no período 2008 - 2010 e vereador de Fortaleza-CE no período 1993-2000.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: