HOME > Reindustrialização

Lula entregará a europeus contraoferta para destravar acordo comercial Mercosul-UE

A nova proposta visa obter garantias de que a política industrial brasileira não será prejudicada pelo acordo comercial

Lula durante cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú, Argentina 4/7/23 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A União Europeia (UE) está prestes a receber uma contraoferta do Brasil para o acordo comercial entre o Mercosul e o bloco de Bruxelas. A nova proposta busca garantir a implementação de uma estratégia de reindustrialização no país. Segundo informações do jornalista Jamil Chade, do UOL, o documento brasileiro está praticamente finalizado e será compartilhado com os demais países do Mercosul nesta semana, por meio de um esboço preliminar. Posteriormente, o texto será encaminhado aos representantes europeus.

Na próxima semana, acontecerá a cúpula entre a Celac e a UE em Bruxelas. Brasília espera que esse encontro seja uma oportunidade para abordar também a situação do acordo comercial. No início de agosto, os negociadores de ambos os lados se reunirão para examinar a possibilidade de convergência das propostas.

Um dos pontos de divergência é a abertura do mercado de compras governamentais, o que permitiria que empresas europeias competissem em igualdade de condições em licitações públicas no Brasil. Esse mercado é avaliado em cerca de US$ 150 bilhões anualmente. O presidente Lula considera que as compras governamentais são uma importante política industrial para o Brasil. 

Segundo Chade, a proposta vai incluir: Maior margem de preferências para empresas brasileiras em concorrências contra companhias estrangeiras; vantagens para a indústria nacional quando houver uma encomenda tecnológica específica; critérios de compensação que o Estado pode pedir ao ganhador de uma licitação; retirar a abertura do mercado nacional de compras governamentais que envolvam o setor de saúde.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: