HOME > Geral

Aspartame: por que não há motivo para pânico após anúncio da OMS

O aspartame, um dos adoçantes artificiais mais difundidos globalmente, é "potencialmente cancerígeno".

Aspartame, sacarina, sorbitol. Os adoçantes artificiais são perigosos? (Foto: JackJelly)

247 - No último dia 13, instituições relacionadas à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgaram que o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais difundidos globalmente, é "potencialmente cancerígeno". No entanto, de acordo com o G1, existe um nível seguro e aceitável para o consumo diário.

De acordo com a OMS, é considerado seguro ingerir até 40 mg/kg do peso corporal diariamente. Por exemplo, um adulto com 70 kg teria que consumir de 9 a 14 latas de refrigerante diet, contendo 200 ou 300 mg de aspartame cada, para ultrapassar esse limite.

No comunicado conjunto, Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, afirmou que os possíveis efeitos descritos necessitam de uma investigação mais aprofundada por meio de estudos de melhor qualidade, porém ressaltou que a segurança não é uma "grande preocupação".

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: