Teses sobre Deus para serem lidas inclusive por fanáticos
Que sejamos capazes de libertar Deus e assim deixar de maltratar a nossa espécie e as outras, assim como o planeta no qual vivemos
- Não é fácil, mas precisamos falar sobre Deus, pois Deus é uma ideia importante, e a importância das ideias que temos em mente é que elas nos levam a agir de determinadas formas e a andar por determinados caminhos. E se temos em mente a ideia de Deus, agiremos em conformidade com ela.
- A maior parte das pessoas quer que Deus seja uma ideia concreta. E assim será dependendo do que se fizer dela. Nesse sentido, todos podemos mexer com Deus, manipula-lo até, talvez mais do que Deus possa fazer conosco.
- Gostamos de pensar que algo como “Deus” está cima de nós. Assim temos esperança de suportar o grande pavor de viver.
- Deus é uma ideia genérica que foi sequestrada por igrejas e religiões astuciosas que resolveram inventar que Deus é algo “único”. Deus, se existir, não tem nada a ver com isso.
- Tudo o que se diz sobre o Deus das religiões monoteístas é cheio de contradição. Só quem aposta no inefável como uma potência, fala com coerência diante da ideia de Deus.
- Falar em Deus hoje, implica falar do anti-deus que está em ação, emerge das bocas cheias de ódio e das mãos violentas de abusadores da fé humana através das igrejas de mercado e do mercado-igreja. Muita violência foi e continua sendo perpetrada em nome de Deus, na prática dos anti-Deus que são mais diabólicos do que os diabos que tentam inventar.
- A contradição teológica do século é essa que se dá entre Deus e os anti-Deus tentando nos fazer crer em suas mercadorias idealizadas. Uns fogem de Deus pra não cair no anti-Deus, outros defendem Deus para não cair no anti-Deus, mas os capitalistas neoliberais que vendem Deus, agindo como anti-Deus, transformando Deus em anti-Deus, a própria imagem e semelhança de pastores abusadores do povo, esses não descansam enquanto não atingirem todo o lucro e não transformarem cada milímetro de corpo e alma humana em moeda de troca.
- Deus não está valendo nada de um ponto de vista ético, mas está valendo muito do ponto de vista do capital. Deus foi cortado em pedaços com a tesoura da avareza e empacotado nas caixas-pretas da usura.
- A religião neoliberal - sim, o neoliberalismo em si também é uma religião - sabe que nos momentos de crise, não há nada mais valioso do que as ideias. Deus é uma ideia sequestrada e falsificada.
- Os juros insuportavelmente altos são o suprassumo da teologia diabólica da religião neoliberal. A sorte – e a morte - está lançada.
- Deus, o dispositivo de poder, está em disputa. Hoje, precisamos libertar Deus da escravização pelas igrejas. Que Deus seja livre. Que Deus nos livre de um Deus que não é livre. Que sejamos capazes de libertar Deus e assim deixar de maltratar a nossa espécie e as outras, assim como o planeta no qual vivemos.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: