Lições de uma vitória essencial
Enquanto Lula recuperou os direitos políticos e exerce a presidência – conquistada nas urnas – pela terceira vez, Jair Bolsonaro encara uma condenação a 8 anos
O placar de 5 a 2 no Tribunal Superior Eleitoral que deve retirar Jair Bolsonaro da vida pública pelo período de oito anos, constitui uma vitória fundamental da democracia em nosso país.
O STF mostrou que, apesar de abusos e golpes ocorridos em períodos recentes, a começar pela prisão de prisão Lula, condenado sem provas a mofar numa cela de prisão em Curitiba, o país foi capaz de dar a volta por cima. Garantiu o retorno daquele regime político instituído pela Constituição de 1988, que instituiu o mais amplo sistema de liberdades públicas em dois séculos de vida independente.
Enquanto Lula recuperou os direitos políticos e exerce a presidência – conquistada nas urnas – pela terceira vez, Jair Bolsonaro encara uma condenação a 8 anos pelos atos criminosos que cometeu e estimulou durante seu mandato no Planalto.
Num país onde impera a tradição do perdão, do jeitinho e do conchavo inescrupuloso quando favorece criminosos do andar de cima, a pena dirigida a um cidadão que tentou utilizar a presidência para tentar promover um vergonhoso golpe de Estado merece aplausos demorados.
Não só constitui um fato único em nossa história, ilustrada por uma lamentável tradição de perdão a golpistas e mesmo torturadores, mas anuncia a possibilidade de tempos melhores no futuro.
Alguma dúvida?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: