A necessidade da arte
Seu objetivo é encantar a vida, dizer que outro tipo de vida é possivel
O poeta é um grande fingidor, que finge tão perfeitamente, que às vezes finge a dor que deveras sente. (NOSSO GRANDE POETA LUSITANO)
A arte é uma licença poética que nos permite conviver com os absurdos da vida. Como tal, é a mentira consentida e aceita pela sociedade. Ao contrário da ciência que não tem consciência de seus limites nem a beleza da arte. Temos necessidade da arte para viver, mesmo que ela não tenha serventia prática ou material. Seu objetivo é encantar a vida, dizer que outro tipo de vida é possível.
Como dizia o homem de La Mancha, sonhar o mundo impossível e construir fortalezas em cima da areia mole como se fosse uma rocha. Esse é o trabalho do artista. Sem ele viveríamos como o homo laborans, só reproduzindo e copiando a dura realidade, sob o jugo da necessidade. Viva a arte, viva a poesia, viva a poesia portuguesa na figura de Fernando Pessoa.
A arte sempre será necessária, mesmo que a gente não saiba dizer para que ou que a sociedade de consumo a julgue desnecessária, por acreditar se antecipar aos nossos sonhos.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: