HOME > América Latina

Colômbia se prepara para presidir a Celac e fortalecer a integração latino-americana

Colômbia será sede da Cúpula UE-Celac em 2025, o que será um marco histórico

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - A Colômbia está se preparando para assumir a presidência pro tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um acontecimento considerado um marco histórico no país sul-americano. O embaixador da Colômbia na Bélgica, Jorge Rojas Rodríguez, afirmou: "A notícia mais importante para a Colômbia é que vamos presidir a Celac em 2025". Ele explicou que isso significa que seu país sediará a quarta Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia e da Celac.

Sobre a reunião na capital belga, que começa nesta segunda-feira, o embaixador destacou que marca o início de um novo cenário nas relações entre os dois blocos. Ele afirmou: "Queremos que sejam relações simétricas, horizontais e equilibradas, onde consultemos os interesses de ambos os lados do Atlântico e trabalhemos pelos valores comuns que nos identificam", explicou Rojas Rodríguez por meio de seu perfil no Twitter.

Ele considerou a cúpula em Bruxelas como um momento oportuno, tendo em vista a liderança que a Colômbia assume na região e no mundo com o presidente Gustavo Petro, visando enfrentar a crise climática, promover a democracia, a paz e a inclusão social.

Na semana passada, a vice-ministra de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Elizabeth Taylor, anunciou que, por consenso, os 32 países que integram o mecanismo regional "decidiram conceder à Colômbia o privilégio de sediar a Celac em 2025, graças à liderança que o Governo da Mudança está exercendo no cenário internacional".

A designação da Colômbia como Presidência Pro Tempore deste mecanismo foi decidida na Reunião de Ministros das Relações Exteriores em 7 de julho, reafirmando o interesse do país sul-americano no fortalecimento e promoção da integração da América Latina e do Caribe."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: